O cold brew é um método de extração de café a frio. Os grãos moídos passam por uma infusão a frio durante 12 a 18 horas. O resultado é um café saboroso, mais doce, refrescante, suave e aromático.
Um café preparado pelo método cold brew consiste numa extração feita através da passagem de água fria pelo filtro. Neste método, o café tem que ficar em contato com a água por um período de 12 a 18 horas, isto porque a água fria não extrai rapidamente os sabores e aromas do café como quando extraído com água quente.
Ao entrar em contato com a água fria por um longo período, o café passa por um processo de fermentação em que são extraídos alguns compostos como o sabor e a cafeína.
Qual é o sabor de um café extraído por este método?
Um café extraído através de água fria oferece uma experiência sensorial diferente. O resultado é um café saboroso, mais doce, refrescante, suave e aromático.
De modo a garantir a qualidade e o sabor, é indicado utilizar café em grão de qualidade, exclusivamente arábica, para que o seu cold brew tenha todos os benefícios esperados. Evite preparar esta bebida com grãos robusta ou mistos.
Poderá preparar o seu cold brew, por exemplo, na French Press.
A preparação na French Press é muito simples:
- Basta moer o café (moagem grossa);
- Colocar cerca de 20 gramas de café para cada 200 ml de água à temperatura ambiente; (ajuste as quantidades de acordo com o seu gosto pessoal)
- Mexer e deixar em infusão durante 12 a 18horas;
- Passado esse tempo, baixar o êmbolo e deitar o café num copo com cubos de gelo. O seu cold brew está pronto para ser desfrutado!
Um dos grandes benefícios do cold brew é sua durabilidade. Depois de preparado, pode ser mantido no frigorifico e ser consumido nos dias seguintes sem prejudicar o sabor.